NESTE POST
O My Disney Experience é uma plataforma essencial para qualquer pessoa que esteja planejando uma visita aos parques Disney. Criaram essa ferramenta para facilitar nossas vidas antes mesmo de chegarmos a Orlando.
Se você já visitou os parques da Disney alguma vez, com certeza já ouviu falar nele e já tem certa familiaridade. E para você que está indo pela primeira vez, nada tem a temer! Estamos aqui para tirar todas as dúvidas (e receios também) de como usá-lo, além de mostrar todas as suas funcionalidades, que vão facilitar e muito na programação da sua viagem.
O que é o My Disney Experience?
My Disney Experience (MDE, para os íntimos) é um recurso gratuito disponibilizado a todos os visitantes do Walt Disney World, que pode ser acessado tanto pelo computador (onde algumas funcionalidades só são acessíveis por ele) como pelo aplicativo móvel para iOS e Android.
Se você comprou seu ingresso em uma agência brasileira, você receberá um voucher como o exemplo abaixo. Caso não tenha recebido, cobre a agência para poder vincular seus ingressos à sua conta do My Disney Experience. Essa é a principal funcionalidade da plataforma, então fique atento a isso.
Funcionalidades do My Disney Experience
Com o My Disney Experience, você poderá planejar e já deixar tudo pronto antes mesmo de chegar em Orlando, como vincular seus ingressos, agendar reservas antecipadas de jantar e hotéis, vincular (caso tenha) a Magic Band, agendar e comprar as filas rápidas ( Multi Pass e Single Pass), entre outras coisas.
Funcionalidades pelo celular
Se você for se hospedar em algum hotel da Disney, você poderá usar o My Disney Experience em seu celular como chave digital do quarto, ingresso para os parques, como Mobile Order para os restaurantes, ver os mapas dos parques (Mas não se preocupe; ainda existem mapas em papel para quem não abre mão da nostalgia, assim como EUU.)
Criando sua conta no My Disney Experience
- Para começar a usar o My Disney Experience, você precisa criar uma conta no site da Disney. A conta, assim como baixar o aplicativo, são gratuitos.
Para criar a conta, você pode fazer isso pelo computador ou no celular, mas acho mais fácil fazer essa parte no computador.
- Você irá preencher suas informações pessoais, e-mail e se quiser, já para adiantar, pode também cadastrar um cartão de crédito válido para uso internacional. E a parte mais importante! Quando você escolher um avatar de personagem para sua conta. Eu sou do time Mirabel e isso nunca vai mudar, mas se você escolher um personagem e enjoar, você poderá trocar por outro a qualquer momento.
My Disney Experience: vinculando seus ingressos e reservas
Para ter uma conta no MDE, é necessário ter 13 anos ou mais. Crianças abaixo dessa idade obrigatoriamente precisam estar em alguma conta gerenciada por um responsável. (Vamos explicar como, logo adiante).
Se você já possui as reservas de hotel e/ou ingressos para os parques comprados no Brasil, você deverá vinculá-los à plataforma MDE. Fazendo isso, você não precisa de nenhuma etapa adicional, tudo fica vinculado à sua conta de forma bem simples e fácil.
Antigamente era necessário fazer a troca do voucher pelo ingresso ao chegar em Orlando, porém, graças ao Walt (que deve olhar por nós), isso não é mais necessário.
Se você já possui as reservas de hotel e/ou ingressos para os parques comprados no site da Disney diretamente, o vínculo dos ingressos é feito de forma automática na sua conta do MDE.
INFORMAÇÕES IMPORTANTES
- Comprando diretamente com a Disney, você irá pagar IOF e mais as taxas/imposto da Flórida, que atualmente é de 6.5%.
- O pagamento é feito apenas à vista, não existe parcelamento.
- Ingressos parcelados e sem impostos americanos você conseguirá comprando apenas em agências de viagens brasileiras.
My Disney Experience: Criando uma lista de Família e amigos
A primeira dica mais importante é que todos devem ter um perfil no MDE para criar a lista e fazer o vínculo.
Se a pessoa tiver 13 anos ou mais, abrirá dois campos: Um deles é para você gerenciar todas as atividades dessa pessoa e o outro é para convidar o visitante para conectar-se.
Para menores de 13 anos, você pode criar uma conta inserindo o nome e a idade. Quem criar esse perfil para criança gerenciará ele automaticamente. O perfil da criança não pode ser transferido para outra pessoa gerenciar.
Se escolher esta opção, deverá preencher o e-mail cadastrado na conta MDE dessa pessoa e enviar um convite. Após a aceitação do convite suas contas estarão conectadas.
Depois que as contas estiverem conectadas, uma única pessoa consegue gerenciar ingresso, reservas, agendamento de Genie+ e etc, facilmente de forma unificada.
Feito isso, na seção Family e Friends, você poderá adicionar todas as pessoas que você fará a gestão pelo aplicativo, dê preferência para vincular todas as pessoas em uma única conta, porque fica mais fácil de gerenciar depois.
A não ser que você esteja em um grupo muito grande de pessoas, aí nesse caso vale a pena usar duas contas.
Como funciona o My Disney Experience pelo aplicativo
Depois de fazer o cadastro, vincular os ingressos e os outros participantes da viagem na minha conta, eu prefiro usar o MDE pelo aplicativo, porque é bem mais prático e chegando lá em Orlando, é por ele que teremos que usar, então de agora em diante, melhor mesmo é acessar todas as outras funcionalidades via celular.
- My Plans: O organizador que habita em mim adora a parte do aplicativo MDE que você pode ver depois de vincular suas reservas, todos os seus planos futuros, incluindo estadias nos hotéis, visitas nos parques, reservas de restaurantes etc.
- Disney MagicMobile: Essa é uma funcionalidade maravilhosa, pois com ela acabou o risco de você deixar seu ingresso de papel no carro, esquecer no hotel, ou sei lá mais o que que pode acontecer (e acontece). Com o Disney Magic Mobile, seu ingresso passa a ser virtual para armazenar no celular através do wallet, basta encostar seu aparelho ou Apple Watch próximo ao leitor da catraca esperar a tão sonhada luz verde com o rosto do Mickey aparecer e entrar!
- Você também consegue abrir a porta do seu quarto nos hotéis Disney, acessar a fila virtual, vincular as fotos do PhotoPass, tudo isso desde que seu ingresso esteja vinculado a sua conta do MDE.
- Um único celular pode ter os ingressos do MagicMobile de diferentes pessoas. Para saber mais sobre o MagicMobile, clique aqui.
Multi Pass e Single Pass
As duas mais novas adições ao aplicativo são o novo sistema de filas expressas da Disney. Como esses tópicos merecem post único, basta clicar aqui e ficar por dentro de todas as informações.
Filas Virtuais
Como funciona uma fila virtual?
Às 7h, você e todos os demais com reserva no parque estarão no My Disney Experience para tentar conseguir um grupo de embarque e caso não consiga, pode tentar novamente às 13h. Saiba mais sobre as filas virtuais nesse post.
Order Food: No aplicativo, basta clicar na tela inicial como na imagem e selecionar Order Food, para os restaurantes de serviço de balcão, você poderá fazer os pedidos on-line pelo Order Food. Na hora desejada, é só ir buscar sua comida, sentar-se e comer.
Reservas em restaurantes de serviço de mesa e refeição com personagens: Pelo aplicativo do MDE, você também consegue fazer as reservas, olhar os cardápios, onde ficam e qualquer outra informação que queira saber sobre os restaurantes do complexo da Disney. Muitos desses restaurantes não é possível ir sem reserva.
PhotoPass: Após ir nas atrações ou se um fotógrafo PhotoPass tirar uma foto em algum lugar do parque para você, basta escanear sua MagicBand ou seu ingresso, para as fotos ficarem vinculadas ao seu aplicativo. Lembrando que as fotos aparecem com marca d’água e para tirar é necessário contratar esse serviço à parte.
E caso queira esse serviço, lembre-se de comprar pelo menos três dias antes da sua viagem, para garantir que já esteja funcionando quando for visitar os parques.
Chat: Outra funcionalidade do My Disney Experience e imensamente útil em diversas ocasiões. Se houver algo que você não consiga descobrir no aplicativo ou apenas uma dúvida geral sobre sua estadia, você pode conversar com um Cast Member ao vivo, pode demorar um pouco, mas eles sempre atendem, porém toda a comunicação é feita em inglês.
Usando My Disney Experience nos Parques
O aplicativo do MDE também poderá ser muito útil durante as suas visitas aos parques da Disney, podendo ser seu principal aliado na hora de tirar qualquer dúvida ou fazer alguma consulta.
Mapa
Na barra branca inferior do aplicativo, você verá o ícone de localização (o segundo da esquerda, entre os ícones inicial e de adição).
Você poderá filtrar para ver horários e localizar atrações, shows, restaurantes, encontro com personagens, lojas até onde ficam os banheiros, Basta clicar em cima dos ícones para abrir as informações.
Tempo de espera das filas
Por exemplo, se você acabou de sair da Big Thunder Mountain e está pensando em ir até Tomorrowland para a Space Mountain, você pode verificar o aplicativo e ver… uau, 145 minutos para a Space Mountain. Mas olha, o Seven Dwarfs Mine Train está com 45 minutos, (SONHO NOSSO VAI…kkkk). E assim, você pode mudar seus planos em qualquer lugar, seguindo passeios com tempos de espera mais baixos.
Demais funções do Mapa: No topo do mapa, bem no centro, terá a opção “Wait Times”. Isto lhe dá uma visão do mapa de todo o resort e você poderá alternar os tipos de locais que o mapa mostra como:
- Attractions
- Dining
- Entertainment
- Restrooms
- Events and Tours
- PhotoPass
- Guest Services
- Shops
- Resort Hotels
- Transportation
Horários dos shows e atrações
Outro recurso útil é o Showtimes. Acesse através do Park Hours & Info, escolha o parque que você está visitando através do filtro que fica localizado na parte esquerda e veja a lista completa dos horários dos shows e atrações do dia da sua visita.
Eu gosto de ver o que está programado para alguns dos períodos mais movimentados do dia em termos de atrações, aí faço uma pausa na fila para curtir alguma atração de rua ou show, enquanto tomo um sorvete, é uma ótima maneira de passar um tempinho descansando, se distraindo e se refrescando tudo ao mesmo tempo!
Horário de funcionamento dos parques
Através do Showtimes, na aba de ao lado Park Hours, você pode selecionar o dia e ver o horário de funcionamento de todo o complexo Disney assim como as atrações que estão fechadas para reforma.
Informações importantes sobre o aplicativo My Disney Experience
O acesso ao My Disney Experience pode ser feito pelo computador e para quem não fala inglês, se preferir pode trocar o idioma no topo da página.
Recomendamos que não façam isso quando tiver lincando ingressos ou fazendo alguma reserva porque ao tirar do idioma inglês, o site acaba perdendo algumas funcionalidades e com isso você pode ter alguma dificuldade ou o site dar algum erro na hora que tiver fazendo suas reservas.
Então mudar para o português somente após garantir que todos os seus ingressos e reservas estejam corretamente registrados, assim não correrá nenhum risco de erro.
Até hoje não entendemos por que isso acontece, mas a Disney oferecer o site em outros idiomas, embora perca algumas funcionalidades (na nossa opinião), parece dar com uma mão e tirar com a outra. No entanto, fica aqui o nosso alerta e dica para vocês.
Já no app do celular, não tem como mudar o idioma. Tudo estará em inglês.
Posso mostrar o ingresso no meu telefone?
Sim, após vincular seu ingresso à sua conta, você poderá acessá-lo pelo celular (ou MagicBand), dispensando a necessidade de papel. Basta criar um passe Disney MagicMobile e escaneá-lo na entrada.
Como faço para pagar usando o My Disney Experience?
Acesse seu perfil e cadastre uma forma de pagamento. Se sua MagicBand estiver vinculada a sua conta, você poderá usá-la para fazer compras no parque e nas propriedades do complexo (a maioria dos locais do Disney Springs também as aceita).
Você também poderá pagar toda a sua conta dos hotéis com o aplicativo My Disney Experience. No entanto, a Disney pretende em breve tornar possível o uso do seu telefone para fazer compras, da mesma forma que você faz com a sua MagicBand.
Dicas Finais
- Familiarize-se com o aplicativo antes da viagem.
Como vimos, você usará bastante o aplicativo MDE. Para garantir que você não perca tempo tentando resolver algum problema que pode ser encontrado no My Disney Experience, familiarize-se ANTES da viagem com o funcionamento do aplicativo.
- Lembre-se do carregador de telefone e um carregador portátil.
Não adianta nada você saber tudo do aplicativo e na hora de usá-lo estar sem bateria no celular!
Então, como sabemos que não usamos o celular só para o aplicativo que hoje em dia ele multitarefas, lembre-se sempre de levar seu celular carregado e um carregador portátil, para garantir que tenha bateria suficiente durante todo o dia.
DICA EXTRA: a Disney oferece quiosques com carregadores de celulares portáteis espalhados pelos parques e em diversos pontos de seus resorts. Você pode adquirir um por $30, e quando o carregador estiver sem carga, pode trocá-lo (gratuitamente) por outro em um quiosque, em vez de esperar o carregador portátil recarregar.
- Faça o pedido pelo celular antes de chegar ao restaurante.
Fazer pedidos de comida pelo aplicativo além de mais fácil te poupa um bom tempo. Então, use e abuse dos pedidos pelo aplicativo e só apareça no restaurante na hora de pegar sua comida, sem necessidade de ficar esperando e perdendo um tempo valioso com isso.
DICA DE OURO (E FINAL – PROMETO)
- Não se prenda aos tempos de espera em filas
Se você estiver acompanhando os tempos de espera pelo recurso Wait Times do My Disney Experience, lembre-se de que muitos outros também o estão fazendo. Portanto, se a fila da Torre do Terror, de repente, mostrar apenas 15 minutos de espera, é provável que todos estejam se dirigindo para lá.
Use o tempo de espera nas filas para observar as tendências. Por exemplo, se a fila da Torre do Terror estava em 75 minutos, mas agora está em 65 minutos, isso significa que o tempo está diminuindo. Então, comece a se dirigir para lá e, quando a espera estiver mais razoável, entre na fila imediatamente em vez de seguir a multidão.
Como vimos, o aplicativo do My Disney Experience tem diversas funções. É natural sentir-se um pouco perdido com tantas informações, e é por isso que estamos aqui para ajudar (junto com os Cast Members, que também estão disponíveis via chat, não se esqueça!).
Já usou o aplicativo My Disney Experience? Ainda tem dúvidas? Deixe para gente nos comentários. ☺